Sunday, January 08, 2012

Lua

Lua grande e prateada.
Areia deserta e mar calmo.
Vinho frio, boa companhia e sonho realizado.

Friday, January 06, 2012

Descobertas

Lagoa Azul, lagoa e praia da Cassange. Natureza pulsando em cada trilha.
Água morninha, cristalina e ondas boas para pegar jacaré.
O mar era só nosso. A praia era só nossa. E eu fiz questão de abusar da minha sorte sentindo a beleza das minhas horas.
Micos na trilha. Mandacaru no pé: como essa fruta vermelha por fora é boa, mesmo que eu tenha me espetado no cacto.

Sunday, January 01, 2012

2012 chegou

Passei o Reveillon na casa da dona Rose. Tudo muito leve e divertido, banhado por um clima de afeto mútuo.
Essa energia que eu quero em 2012. Eu escolhendo viver momentos felizes, rodeada de coisas simples, verdadeiras e satisfeita com o momento presente.
Minha mãe disse que esse ano é regido por Ogum. Então, que ele venha me guardar e me conduzir pelas batalhas da vida rumo a vitória.

Restrospectiva 2011
Dezembro

No fim das contas eu joguei muito com as meninas do Maroto, fui no Momix e em algumas exposições, li um livro sobre a Elizabeth Bishop chamado Aprender a Perder e outro que ganhei de Natal chamado Dois Rios da Tatiana Salem Levy. Fui em algumas festas como o Sunset, pintei, desenhei e escrevi bastante.
De repente, em dezembro a confiança chegou devagarzinho, retomei contatos profissionais, fiz três boas entrevistas e me deparei com a seguinte situação: o ano que eu pensara ter sido horrível na verdade fora um ano bom. 
2011 foi isso, um ano bom que de formas improváveis construiu a certeza de que ao chegar no último dia dele eu sou uma pessoa bem melhor, com mais capacidade de ser plena e feliz do que no dia 31 de dezembro de 2010.

Restrospectiva 2011
Novembro

Meditei, meditei e meditei.

Restrospectiva 2011
Outubro

Sem emprego, sem relacionamento, sem casa, sem chão, mas recuperando minha coragem e minha força interior.
Em outubro eu chorei, mas dessa vez eu também soquei a ponto de machucar o polegar direito (eu acho que quebrei porque até hoje dói), eu falei, eu me autorizei a sentir raiva de quem eu amo. Em outubro eu fui mais gente.

Restrospectiva 2011
Outubro

Outubro foi o mês do inacreditável.
Meu irmão se casou e deixou a casa da nossa mãe.
Eu, com data certa para começar no novo emprego, fui reprovada num exame médico surreal sem ter doença alguma.
Finalmente tive coragem de abrir a boca e admitir em voz alta todo o desrespeito que permití que tivessem comigo desde o primeiro semestre. Em 20 de outubro eu rompí com a rainha e minha independência deixou de ser um acerto de comadres.

Restrospectiva 2011
Setembro

Em setembro eu chorei.

Restrospectiva 2011
Setembro

Em 7 de setembro comemora-se a independência do Brasil. A história floreia, mas sabe-se bem que nosso rompimento com Portugal foi suave e quase simbólico.
Em 7 de setembro de 2011 eu achei que tinha acontecido a pior coisa do ano. Hoje, penso diferente. Naquela data eu fiz a segunda melhor coisa do ano. Comecei a me libertar de uma prisão que não foi construída por mim, mas que teve paredes, grades e guardas reforçados pelas minhas fraquezas.
Saí do lugar que chamava de casa e voltei para a proteção reconfortante do lar da minha mãe.



Restrospectiva 2011
Agosto

Voltei pra aula de guitarra e meu primeiro reef foi Satisfaction.
Pensei muito no fim do meu mundo depois de assistir Árvore da Vida e Melancolia.
Fui autorizada a assistir o Metronomy no Beco como se eu fosse mulher de precisar de autorização.
A terapia ia me fazer bem. Ela me fez bem.

Restrospectiva 2011
Julho

As coincidências brotando na minha frente, a crueza de alguns fatos batendo na minha cara e eu dei um passo. 
De longe, a melhor coisa que me aconteceu em 2011. Que me aconteceu não. A melhor coisa que eu fiz acontecer em 2011: pedi demissão daquele lugar que me pagava um bom dinheiro, mas que me cobrava um preço muito alto: emburrecer, embrutecer.


Restrospectiva 2011
Julho

Eu fingi muito.

Restrospectiva 2011
Julho

Assisti Blue Valentine em casa, acompanhada e com um aperto no peito.

Restrospectiva 2011
Julho

O Rio de Janeiro continuava lindo, mas minha vida não seguia a mesma linha.

Restrospectiva 2011
Junho

A final foi no dia seguinte do meu retorno de Buenos Aires. 
O palco era o Pacaembú. 
A estrela, ah a estrela seria nossa no fim dos 90 minutos.
Eu e meu irmão vivemos a aventura dos ingressos comprados de cambista, a frustração de sermos barrados na entrada, a constatação de que centenas de outros torcedores se encontravam na mesma lama, a improbabilidade de encontrar o meliante, a corrida da captura e prisão do pilantra que tinha que ser corinthiano, a tensão do primeiro tempo na delegacia e a alegria suprema de ser santista no dia 22 de junho de 2011: a Libertadores era nossa.


Restrospectiva 2011
Junho

Sai de casa sem esperar nada e tive duas boas experiências com Meia Noite em Paris e Minhas Tardes com Margherite.
Depois dos dois filmes até surgiu uma pequena vontade de conhecer a Cidade Luz.

Friday, December 30, 2011


Restrospectiva 2011
Junho

O mundo girando e as coincidências saltando na minha frente.
A fisioterapia e o tratamento de choque no Hospital Universitário vieram para me salvar, mas eu não sabia direito do que.

Restrospectiva 2011
Junho

O mês que encerra o primeiro semestre começou sob o signo de um vulcão chileno. Graças a ele minha viagem para Bariloche foi cancelada. 
O roteiro substituto ficou suspenso por alguns dias em função das cinzas que atrasavam vôos até na Nova Zelândia. O embarque para Buenos Aires foi confirmado um ou dois dias depois do início do fim ou do fim do recomeço.
O que justificava a viagem nas condições em que a vida estava?
Amor, esperança, confiança, relação...palavras, palavras, palavras. 
As cinzas eram reais e onde há fumaça há fogo. 


Thursday, December 29, 2011


Restrospectiva 2011
Junho

Até aqui eu estava dormente. A vida tentava me tocar, mas eu não sentia direito.
Tirei alguns poucos dias de férias. Queria ver a neve e andar de snowboard.

Restrospectiva 2011
Maio

Mês do meu aniversário, estação favorita do ano, na cidade em que nasci e só deu Santos. 
Bi-campeão Paulista.