Thursday, March 14, 2013

O problema

O problema da humanidade são as religiões.
O problema da humanidade são os dogmas.
O problema.
A humanidade.
Os homens, os egos e a mania de achar que conhecemos a forma certa para o outro viver.

Monday, March 11, 2013

Posso (quase) tudo

Posso comer sem você
Sou capaz de dormir como um anjo e sonhar com vários sóis
Viajo, sorrio e até mesmo sinto prazer longe de sua companhia
Você só me faz falta naquela coisa que um coração repleto de amor profundo não consegue fazer longe de seu objeto

Wednesday, February 27, 2013

Nativa FM

Entrei no táxi logo cedo. 
Decidida, informei meu destino. Educadamente, perguntei se o motorista se importaria de sintonizar a Nativa FM.
Ele me atendeu. Sons fáceis ecoaram no carro durante meu trajeto. 
Ri do ridículo. Sorri de minha insistência em agir diferente do que normalmente faço.
Está funcionando. Está.

Sunday, February 24, 2013

Ar

Depois de muito riso
Depois de alguma coisa deslocada
Depois, depois, depois
Me resta o ar que entra e sai
E o tempo da respiração

Thursday, February 14, 2013

Não é o 133B

Existe um lugar em que a gente se sente bem de uma forma única. Soa como casa dos pais ou como lar que se idealiza. 
Eu que tenho alma arisca e medrosa adoro esse lugar. Lá me sinto protegida e confiante. Abaixo minhas armas e finalmente descanso simplesmente sendo. Choro, amo e sorrio. Tudo em absoluto silêncio se assim eu desejar.
Pra lá levo o que tenho de melhor. Deposito o carinho mais doce e os desejos mais leves.
Meu ninho não tem endereço, mas meu amor o encontra de olhos fechados em sonhos que não planejo.

Saturday, February 09, 2013

1989

Gosto de casas sem muros ou com muros muito baixos. Sempre gostei assim.
Gosto da vista aberta e do horizonte lá no fundo. A linha reta no fim do mar.
Ergo muros ao meu redor. Sempre agi assim.
Ergo construções altas e robustas. A proteção que traz o perigo.

Thursday, February 07, 2013

E se

E se um pato entrasse voando pela minha janela? Seria bom ou mau agouro? Ou seria só um pato desorientado, apartado do grupo, perdido e sem norte? 
E se ao entrar pela janela ele não se desesperasse, baixasse as asas, caminhasse como um pateta e se sentasse ao meu lado? Eu me assustaria? Ou sorriria pra ele e puxaria papo?




Monday, January 28, 2013

Desequilíbrio

A natureza foi generosa com o ser humano distribuindo toda sorte de ferramentas poderosas que permitissem que cada indivíduo se virasse na equilibrada guerra pela sobrevivência. Dai veio uma mulher astuta e inventou o coque.

Saturday, January 26, 2013

As pernas

Não é uma regra, mas uma questão de probabilidade, eu acho. Fica mais fácil perder algo quando deixamos um espaço para trás, quando nos deslocamos e percorremos alguma distância. Portanto, há que se cuidar das pernas.

Friday, January 25, 2013

Dia 1

Pode ser útil ler registros de pessoas que começam um caminho para encontrar algo. Aparentemente, a terapia da escrita revela ou esconde marcos importantes da tal jornada e é essa cara de mapa da caça ao tesouro que atrai os olhares interessados em buscas.
Tentarei fazer o registro da minha trilha. Começo com a honestidade do tentar porque tudo nessa empreitada é suspeito: a empreiteira que sou eu e o caminho que não deve levar ao encontro de nada e sim a perda de algo. Me moverei por ali e outras tantas vezes me imobilizarei por aqui só pra deixar algo tão casualmente esquecido num canto que não haja meios de refazer meus passos para encontrar meu bem de valor incalculável.

Tuesday, January 22, 2013

Egotrip

Culpa é o outro lado da onipotência. 

Monday, January 07, 2013

Olhos

Foi tanto verde. E um tanto de azul marinho brilhando com o sol.
Foi voar mais perto do mar do que do céu.
Mandalas cor de violeta e o vento pegando fogo.
Joaninhas num turbilhão que de repente viravam pó de estrela. Eu era pó de estrela. Eu vivi a criação do universo. 

Sunday, December 09, 2012

O mundo acaba todo dia

Gosto de leite integral e manteiga Aviação. 
Entre as quatro estações o outono é minha favorita. 
Acho melhor afogamento do que carbonização.
Prefiro morrer de amor do que de raiva mesmo sabendo que a raiva já me deu forças para fazer coisas importantes enquanto o amor só me deu coragem de ser frágil.
Se o mundo acabar qualquer dia desses eu já terei escolhido a melhor forma de enfrentar a morte. Se ele não acabar eu terei encontrado a melhor forma de experimentar a vida.

Saturday, December 08, 2012

Detox

Agulhas, reiki, estímulo elétrico e um bom papo. Água, água e frutas. 
Tô pensando seriamente em institucionalizar o sábado como meu detox day já que as sessões de acupuntura tem surtido um bom efeito comprovado depois de uma semana ultra puxada.


Sunday, November 25, 2012

Hejira - Gypsy of the soul

Gypsyofthesoul_v2
Get More: DISTRICTMTV.COM

Saturday, November 24, 2012

Personalidade

Idealista com objetividade. Isso existe? Se sim, é o que eu sou. Se não, continuo uma alma deslocada na prateleira dos rótulos.
Acredito que as pessoas possam ser melhores e que a ganância individualista possa ser vencida.  Só não acredito que isso acontecerá apenas com a entoação de mantras. Não considero que praticar qualquer sorte de técnica oriental (ou não) que traga serenidade, mas que não te mova um milímetro na direção de se importar um pouco com outros seres humanos seja diferente de uma manifestação da ganância individualista. A única diferença é que pode-se adicionar o zen no final de ganância individualista.

Wednesday, November 14, 2012

Estranhamento

A felicidade vem de cada lugar estranho. Nessa madrugada ela resolveu vir de dentro de mim. 

Saturday, November 03, 2012

Estranhamento

Fim de semana prolongado em casa. Feriado com chuva e frio. Cineminha que não deu certo por conta da fila enorme.
Tudo que não parece certo, tudo que eu chamaria de ruim acontecendo e eu não sinto dessa maneira. Ficar em casa soa como a melhor opção já que é preciso "trabalhar" no novo lar cuja chave finalmente é minha. A chuva e o friozinho parecem vir de um sonho bom depois dos três dias de insônia decorrentes do cozimento no meu quarto. A fila fez seu papel de repelente e me levou a um lento e delicioso jantar japonês. 
Tudo muito estranho porque não sou Poliana e o comum seria eu me sentir desfavorecida pela sorte, mas sem grandes esforços eu me sinto bem e serena.
Tudo muito estranho porque a vida parece que voltou ao normal com reações na exata proporção dos acontecimentos. Nada de hipersensibilidade. 
Que belo e estranho dia para se ter alegria.

Monday, October 22, 2012

Heróis

Estou lendo Gandhi - Ambição Nua de Jad Adams.
Sempre desconfio de um herói se ele não for o Wolverine ou meu pai. Churchill, Guevara, Morrison e todos os outros que me vem a mente foram incríveis em uma área e desprezíveis ou mesquinhos em tantas outras. 
Quando sou muito boa com os outros não consigo ser tão bacana comigo. Quando me trato muito bem, acabo relegando um tratamento de segunda classe a minha mãe, por exemplo.
Gandhi não foi diferente. Teve aspectos sinistros e inclusive hipócritas em sua vida. 
Só que Gandhi foi diferente. Terrível para alguns como seus familiares e transformador para outros como milhares de estranhos que nunca cruzaram seu caminho.
Se eu comparar o heroísmo de Gandhi ao do Wolverine ou ao de meu pai ele sairá muito arranhado dessa segunda biografia que leio. Se eu olhar para ele como um homem lutando contra seus próprios demônios me sentirei uma mulher mais normal, humana do tutano até o último fio de cabelo. E talvez eu realize algo bom.
As eleições municipais se aproximam de seu fim em São Paulo. E parece que os pobres paulistanos assim como seus pobres compatriotas brasileiros continuam procurando por um herói que irá salvá-los. Assim ninguém além desse herói será responsável por realizar algo de bom.

Tuesday, October 16, 2012

Vidinha

Bebês carregam todas as possibilidades e esperanças do mundo. 
Como coisinhas tão pequenas que produzem tão pouco podem encher uma vida de sentido? E como eles podem mudar tanto ao se tornarem adultos?
Coração quentinho por conta de um nanico e vontade de assistir Benjamin Button de novo.