O dia em que claramente você percebe que está com muita raiva de você mesma e de mais ninguém é estranho. Dai, bem devagar, você começa a desdobrar os motivos pra tanta raiva e eles surgem com a facilidade de quem simplesmente abre os olhos para ver.
Amadurecer é isso? Ver objetivamente as merdas que a gente faz e como elas emperram nossa vida?
Cansei do apego. Eu tô errada mesmo! Admito e decido que vou me vencer.
Sunday, June 24, 2012
Saturday, June 09, 2012
Vida simples
Isso não tem nada a ver com a revista mensal da Abril. Isso é este post.
Vida simples é só a aspiração do dia, da semana ou do tempo que me separa de outra aspiração. Vida simples é preto ou branco, direita ou esquerda, sim ou não. Os estatísticos diriam que vida simples é discreta.
Vida simples não é contínua e com isso os estatísticos concordariam. Vida simples não é talvez e nela não cabem tons de cinza.
Vida simples é querer comer pão francês e comê-lo, é sentir saudade de alguém, ligar e matar a saudade. Vida simples é não gostar de alguém e poder manter a distância. Vida simples é não haver constragimento com o silêncio entre duas pessoas. Vida simples é existir sem fingimento, sem cenas, sem pose.
Vida simples é só a aspiração do dia, da semana ou do tempo que me separa de outra aspiração. Vida simples é preto ou branco, direita ou esquerda, sim ou não. Os estatísticos diriam que vida simples é discreta.
Vida simples não é contínua e com isso os estatísticos concordariam. Vida simples não é talvez e nela não cabem tons de cinza.
Vida simples é querer comer pão francês e comê-lo, é sentir saudade de alguém, ligar e matar a saudade. Vida simples é não gostar de alguém e poder manter a distância. Vida simples é não haver constragimento com o silêncio entre duas pessoas. Vida simples é existir sem fingimento, sem cenas, sem pose.
Monday, June 04, 2012
Segunda
Achei que a tal virose que me derrubou na semana passada era epidêmica, mas pelo visto os bichinhos responsáveis por ela não foram as únicas pragas soltas no mundo para aporrinhar a vida alheia.
O mundo segue embaralhado mesmo depois de eu começar a usar óculos.
O mundo segue embaralhado mesmo depois de eu começar a usar óculos.
Tuesday, April 17, 2012
Insensato querer
Hoje eu queria flores. Não os girassóis amarelos ou as gérberas alaranjadas. Queria mesmo as tulipas frescas e multi coloridas para encher uma sala inteira de vida.
Hoje eu queria o céu mais azul que já apareceu na Terra.
Hoje eu queria o perfume mais delicado que minhas narinas já provaram vindo do cangote mais promissor que meus olhos já cobiçaram.
Hoje eu queria um pão recém saído do forno, crocante e macio, pedindo pelo tempero suave do sal no azeite. E uma lasca de um bom queijo duro.
Hoje eu queria repetir a dose e sentir que eu sou capaz de explodir de plenitude, de felicidade.
Hoje eu queria o céu mais azul que já apareceu na Terra.
Hoje eu queria o perfume mais delicado que minhas narinas já provaram vindo do cangote mais promissor que meus olhos já cobiçaram.
Hoje eu queria um pão recém saído do forno, crocante e macio, pedindo pelo tempero suave do sal no azeite. E uma lasca de um bom queijo duro.
Hoje eu queria repetir a dose e sentir que eu sou capaz de explodir de plenitude, de felicidade.
Monday, April 16, 2012
Out of the office
Larguei o escritório antigo onde ficavam a minha cama, minha cachorra, meu wi-fi, minha tv, meu Itunes, meu chinelo, meu pijama e meu chuveiro, ou seja, todos os elementos e ferramentas fundamentais para se trabalhar bem.
Passei o dia com saudade. Saudade do 3G que a TIM não consegue entregar no Itaim, saudade das horas de sono que deixei escapar no fim de semana e saudade daquilo que eu nem devia mais lembrar.
Estou reclamando? De modo algum. É só saudade mesmo.
Passei o dia com saudade. Saudade do 3G que a TIM não consegue entregar no Itaim, saudade das horas de sono que deixei escapar no fim de semana e saudade daquilo que eu nem devia mais lembrar.
Estou reclamando? De modo algum. É só saudade mesmo.
Friday, April 13, 2012
STF
Depois do STF decidir se uma mulher pode interromper a gestação de um bebê anencéfalo eu acho que eles estão prontos para votar um tema mais delicado e importante: se masturbar pensando em alguém que não autorizou seu uso de imagem é legal?
Thursday, April 12, 2012
Ovo ou a galinha
Uma adulta disfuncional no meio de pessoas bem resolvidas ou exatamente o oposto? Vai saber.
Ultimamente é assim, eu sinto receio de seguir minhas reações naturais e ser gratuitamente gentil com as pessoas.
Lamento profundamente, mas para prejuízo meu faltei na aula da malícia.
Não me ofereço mais para pegar a cerveja para uma outra pessoa. Não me custava nada já que o balcão era meu destino, mas existe um código secreto nesse gesto. Também não faço mais elogios porque tem sempre uma mensagem escondida neles e não fui eu que a criei. Enfim, por receio de disparar um gatilho que não vejo, deixo de ser natural. Parece que gentileza é algum tipo de ardil da sedução e por isso vou usá-la em doses homeopáticas só com a dúzia de amigos que bem me conhecem ou quando eu realmente estiver interessada em alguém. Coisa estranha.
Ultimamente é assim, eu sinto receio de seguir minhas reações naturais e ser gratuitamente gentil com as pessoas.
Lamento profundamente, mas para prejuízo meu faltei na aula da malícia.
Não me ofereço mais para pegar a cerveja para uma outra pessoa. Não me custava nada já que o balcão era meu destino, mas existe um código secreto nesse gesto. Também não faço mais elogios porque tem sempre uma mensagem escondida neles e não fui eu que a criei. Enfim, por receio de disparar um gatilho que não vejo, deixo de ser natural. Parece que gentileza é algum tipo de ardil da sedução e por isso vou usá-la em doses homeopáticas só com a dúzia de amigos que bem me conhecem ou quando eu realmente estiver interessada em alguém. Coisa estranha.
Tuesday, April 10, 2012
Teoria dos cones
Tenho uma teoria que envolve cones laranja e vampiros que brilham na luz.
Se ninguém mais notou eu digo: a cidade de São Paulo está sendo tomada por objetos enormes, cilíndricos, de cor laranja forte e que aparecem em grande número quando o sol se põe. Perto da meia noite a cidade costuma ser deles em pontos como avenida do Estado, radial, 23 de Maio, Rebouças e Cidade Jardim só para citar alguns lugares.
Eu não sei o que fizeram com as conhecidas peças com listras pretas e amarelas com formato de cone (ou de temaki se você não souber como um cone realmente é). Eles sumiram quase que por um milagre e em seus lugares surgiram essas coisas novas com cor de Fanta.
Claro que alguém mais inocente pode supor se tratar de mais um golpe aos cofres públicos arquitetado por algum burocrata da Prefeitura, mas eu sei que existe um segredo sombrio (ou brilhante) por trás desses cones.
Se ninguém mais notou eu digo: a cidade de São Paulo está sendo tomada por objetos enormes, cilíndricos, de cor laranja forte e que aparecem em grande número quando o sol se põe. Perto da meia noite a cidade costuma ser deles em pontos como avenida do Estado, radial, 23 de Maio, Rebouças e Cidade Jardim só para citar alguns lugares.
Eu não sei o que fizeram com as conhecidas peças com listras pretas e amarelas com formato de cone (ou de temaki se você não souber como um cone realmente é). Eles sumiram quase que por um milagre e em seus lugares surgiram essas coisas novas com cor de Fanta.
Claro que alguém mais inocente pode supor se tratar de mais um golpe aos cofres públicos arquitetado por algum burocrata da Prefeitura, mas eu sei que existe um segredo sombrio (ou brilhante) por trás desses cones.
Wednesday, April 04, 2012
Nível
Coca-Cola, Fandangos e Hora Acme no Cartoon Network: porque uma pessoa precisa manter o nível mesmo em momentos de crise como a terceira noite seguida penando com insônia.
Tuesday, April 03, 2012
Rumo ao sul
Acho que Nunca Mais fica no extremo sul de qualquer lugar sobre a Terra, perto de Era Uma Vez. Não pude visitar esses lugares, mas meu senso de direção aponta para lá como uma bússola ao contrário.
Morrer é nunca mais e que poder restaurador possui Nunca Mais!
Em alguns casos sucede assim de sopetão, mas na maioria das vezes é aos poucos que as coisas se acomodam de outra forma. Areia que escorre na ampulheta. Quando olhamos de novo para um ponto de nossa lembrança ele se deslocou três milímetros para o sul. Mais areia mais milímetros. Sem alarde o tal ponto se posta a um quilômetro de distância num lugar onde nunca esteve antes, mas que lhe pertence em tempos de Nunca Mais.
Sem saber ao certo das coordenadas eu palpito que toda pessoa deveria visitar Nunca Mais pelo menos uma vez antes de se mudar de vez. Caso de ambientação pra quem fica e de oportunidade pra quem vai.
Quem sabe a sorte não lhe sorri revelando o caminho de Era Uma Vez no percurso da viagem?
Morrer é nunca mais e que poder restaurador possui Nunca Mais!
Em alguns casos sucede assim de sopetão, mas na maioria das vezes é aos poucos que as coisas se acomodam de outra forma. Areia que escorre na ampulheta. Quando olhamos de novo para um ponto de nossa lembrança ele se deslocou três milímetros para o sul. Mais areia mais milímetros. Sem alarde o tal ponto se posta a um quilômetro de distância num lugar onde nunca esteve antes, mas que lhe pertence em tempos de Nunca Mais.
Sem saber ao certo das coordenadas eu palpito que toda pessoa deveria visitar Nunca Mais pelo menos uma vez antes de se mudar de vez. Caso de ambientação pra quem fica e de oportunidade pra quem vai.
Quem sabe a sorte não lhe sorri revelando o caminho de Era Uma Vez no percurso da viagem?
Thursday, March 22, 2012
Aulas de geografia
O português Fernando Jorge foi um rígido professor de geografia que me deu aulas entre a quinta e a sexta séries. Fumante de cachimbos, ele mostrava seu vício nas excursões impecáveis em que nos guiava pelos fortes militares de Santos e Guarujá.
Aquele professor de geografia acreditava na repetição. Como trabalho semanal exigia que reproduzíssimos textos que estavam no livro para folhas de papel com caligrafia de próprio punho. Nos fazer copiar mapas em papel vegetal e avaliar se as cores usadas eram próximas da impressão no livro quase era o seu ponto alto. Digo quase porque certamente o ponto alto de seu método eram as provas escritas e orais.
As provas do professor Fernando eram famosas nos corredores do Colégio. Nenhum aluno ousava fazer um barulhinho sequer que pudesse incomodar o professor no seu momento de glória. Para os dois únicos desavisados dos quais tive notícias de tentarem fazê-lo, exclusão da sala e prova oral. Isso garantia o silêncio entre as turmas.
O professor que fumava cachimbo tinha um monte de manias. Talvez hoje ele seja um feliz paciente com TOC. Uma delas era usar os textos das legendas e das notas de autor ou editor como questão de prova. O livro mostrava uma foto da tundra e logo abaixo havia uma pequena legenda dizendo que a vegetação de líquens predominava na Sibéria, suposto local da foto. Pronto. Isso bastava e era possível que na prova seguinte nos deparássemos com a mesma foto do livro pedindo para que listássemos qual era o local e a vegetação típica do mesmo.
Depois de conhecer o truque do português eu me esmerava na revisão de fotos e legendas. Mesmo assim, algumas vezes sem sucesso, me peguei olhando a foto da prova e depois cerrando os olhos para ver mentalmente o que estava escrito na legenda. Eu sabia que tinha visto a foto, lido a legenda e tinha um incômodo traço na memória. Eu cerrava os olhos novamente, colocava a mão na testa, mas o que eu tinha era só uma memória de ter visto algo, mas não a pintura nítida de ter observado e capturado a essência daquilo.
Memória da memória.
Ontem eu tive que cerrar os olhos pra me lembrar de onde vinha uma sensação. O truque dessa vez é que se eu fizésse isso me lembraria imediatamente. Sei que não é um conteúdo decorado e por isso mantive os olhos abertos.
Tuesday, March 20, 2012
Quando a terça parece uma segunda
Quando a terça se parece com uma segunda poderia ser sinal de uma semana mais curta. O problema é quando a terça que se parece com uma segunda é precedida de uma segunda totalmente com ares de segunda. Daí, certamente teremos o problema de viver uma semana muito longa.
Pode ser que o tamanho da semana não seja problema para outras pessoas, mas estou sem energia e o tamanho de quase tudo me traz algum desconforto. Minhas pernas pequenas só me permitem passos curtos, mas agora os faço curtos e propositalmente lentos como quem controla alguma coisa nessa vida. Respiro leve e superficialmente, fugindo de suspiros e inspirações profundas que possam inadvertidamente encostar em alguma emoção acomodada.
Pisco rápido e mastigo muito.
Pode ser que o tamanho da semana não seja problema para outras pessoas, mas estou sem energia e o tamanho de quase tudo me traz algum desconforto. Minhas pernas pequenas só me permitem passos curtos, mas agora os faço curtos e propositalmente lentos como quem controla alguma coisa nessa vida. Respiro leve e superficialmente, fugindo de suspiros e inspirações profundas que possam inadvertidamente encostar em alguma emoção acomodada.
Pisco rápido e mastigo muito.
Friday, March 16, 2012
Tudo zoneado
Peculiar é como eu posso classificar esta sexta-feira. Se por um lado eu fiz contatos que me animaram, por outro lado alguns vírus fizeram contato comigo e me derrubaram.
Batalha tensa entre minha tropa de linfócitos T e os invasores que se alojaram na minha garganta. Entre mortos e feridos restou dor e um pouco de febre que me impediram de ir ao show do The Naked and Famous. Pra completar o quadro de Vick, os cochilos do fim da tarde bagunçaram meu fuso e parece que vou seguir acordada pela madrugada.
Quero ler, mas meus olhos ardem. Quero dormir, mas o corpo está incomodado com qualquer posição. Quero minha mãe, mas ela está em Santa Catarina.
Batalha tensa entre minha tropa de linfócitos T e os invasores que se alojaram na minha garganta. Entre mortos e feridos restou dor e um pouco de febre que me impediram de ir ao show do The Naked and Famous. Pra completar o quadro de Vick, os cochilos do fim da tarde bagunçaram meu fuso e parece que vou seguir acordada pela madrugada.
Quero ler, mas meus olhos ardem. Quero dormir, mas o corpo está incomodado com qualquer posição. Quero minha mãe, mas ela está em Santa Catarina.
Wednesday, March 14, 2012
Monday, March 12, 2012
Cara de personagem
Eles gastaram a tarde assim me olhando.
Já eu passei a tarde tentando me lembrar com quem eles se parecem.
Acho que é com um personagem de Carros, mas não tenho certeza.
Já eu passei a tarde tentando me lembrar com quem eles se parecem.
Acho que é com um personagem de Carros, mas não tenho certeza.
Wednesday, March 07, 2012
Carta aberta
Cara Nossa Senhora do Só Mais Uma Coisa, respeitosamente me dirijo a Senhora que é padroeira dos pasteleiros, garçons e publicitários pedindo um pouco mais de rigor no seu trabalho. Sei que cada santo trabalha com a sua própria carga de pressão e nem gosto de ficar comparando muito o trabalho ai no seu plano, mas veja como alguns de seus colegas fazem jogo duro pra atender os pedidos que recebem.
Nossa Senhora Desatadora de Nós não aceita pedidos que já não tenham passado por pelo menos um outro colega sem resultado. Ela não trabalha em primeira instância e não adianta mimimi. Santo Antonio pede novena e às vezes só traz um noivo meia boca depois de tortura em copo de água. São Judas Tadeu aceita pedidos em dia certo e com promessa de distribuição de santinhos.
Longe de mim querer dizer como a Senhora tem que trabalhar, mas basta o zé mané chegar pra Senhora e falar "ah só mais uma coisa, eu pedi e até aprovei a namorada loira com 1,70m, mas meu plano de vida mudou e agora quero um moreno de 1,80m" que a Senhora diz que vai entregar e no prazo esperado.
Mui respeitosamente, amém.
Nossa Senhora Desatadora de Nós não aceita pedidos que já não tenham passado por pelo menos um outro colega sem resultado. Ela não trabalha em primeira instância e não adianta mimimi. Santo Antonio pede novena e às vezes só traz um noivo meia boca depois de tortura em copo de água. São Judas Tadeu aceita pedidos em dia certo e com promessa de distribuição de santinhos.
Longe de mim querer dizer como a Senhora tem que trabalhar, mas basta o zé mané chegar pra Senhora e falar "ah só mais uma coisa, eu pedi e até aprovei a namorada loira com 1,70m, mas meu plano de vida mudou e agora quero um moreno de 1,80m" que a Senhora diz que vai entregar e no prazo esperado.
Mui respeitosamente, amém.
Tuesday, March 06, 2012
Cotidiano
Se pela manhã os acontecimentos corriqueiros me mostraram que a vida é assim cheia de beleza e destruição gratuitos, a tarde me mostra que a vida também é assim cheia de versões paraguaias que atendem por nomes próprios e caminham sobre duas pernas.
O laranja é o novo preto? Então, gosto de laranja. Criolo é o novo Chico? Sou fã número um. Meu melhor amigo dessa estação disse que a nova novela das seis é cult? Não vejo a hora da Malhação acabar.
A questão é que eu gosto de preto, acho o Chico uma merda de cantor e gostava mesmo era da novela das seis que acabou. Meu melhor amigo dessa estação já ocupa o posto há muitos carnavais e sabe que eu gosto do que gosto, mesmo que não seja moda, mesmo que não seja cool, mesmo que seja besta. E ele sabe que não gosto do que não gosto, mesmo que seja a última febre em Londres, mesmo que seja recomendação daquele cara que tem um milhão de seguidores no Twitter ou que seja dica daquela menina que falou do Pinterest antes de todo mundo. Foda-se!
Eu absorvo o mundo com meus sentidos. Recebo influências a todo instante, graças a Deus, mas o resultado final vem do meu senso crítico e não da preocupação constante em ser tão bacana como os novos bacanas que andam comigo.
O laranja é o novo preto? Então, gosto de laranja. Criolo é o novo Chico? Sou fã número um. Meu melhor amigo dessa estação disse que a nova novela das seis é cult? Não vejo a hora da Malhação acabar.
A questão é que eu gosto de preto, acho o Chico uma merda de cantor e gostava mesmo era da novela das seis que acabou. Meu melhor amigo dessa estação já ocupa o posto há muitos carnavais e sabe que eu gosto do que gosto, mesmo que não seja moda, mesmo que não seja cool, mesmo que seja besta. E ele sabe que não gosto do que não gosto, mesmo que seja a última febre em Londres, mesmo que seja recomendação daquele cara que tem um milhão de seguidores no Twitter ou que seja dica daquela menina que falou do Pinterest antes de todo mundo. Foda-se!
Eu absorvo o mundo com meus sentidos. Recebo influências a todo instante, graças a Deus, mas o resultado final vem do meu senso crítico e não da preocupação constante em ser tão bacana como os novos bacanas que andam comigo.
Subscribe to:
Posts (Atom)

