Saturday, September 29, 2012

Limitação

Lamento muito quando sinto minha percepção mais limitada do que o costumeiro. Sei que os sentidos pregam peças, mas também sei que tudo se parece com nada sem eles por perto. De qualquer forma, ainda bem que o dia de hoje ou a semana que chega ao fim não é um período de xilocaína.
Tenho visto amarelo e lavanda em flores metidas que insistem em enfrentar a agressividade de São Paulo. Ouvi coisas lindas e buzinas horrorosas. Passei frio na rua, passei frio embaixo do chuveiro pifado e me senti confortável com meus sapatos de lã. Conheci um bom brigadeiro e experimentei o melhor bloody mary de todos os tempos. Dormi daquela forma que quase nos tira a vontade de abrir os olhos. E sonhei. Sonhei com lugares lindos, sonhei com lugares da infância e recebi o conselho de meu pai.
Em tempos como esses sinto que posso ser o mundo mesmo que o mundo seja uma droga.

Tuesday, September 25, 2012

Uma faixa de vida verde ao lado de cada margem. Nada de aromas no ar.
Dois rios límpidos seriam lindos presentes para São Paulo.

Monday, September 24, 2012

Lista

Superstição achar que o mundo acabará no dia 21 de dezembro de 2012. Presunção achar que não há risco dele acabar a qualquer momento.
Ele pode acabar. A vida na Terra pode acabar. Minha vida na Terra pode acabar.
O Discovery venceu. Penso agora em como eu gostaria de esperar pelo fim do mundo.
Queria me cercar de coisas boas e aproveitar as últimas horas.
Pão crocante com manteiga bem amarela. Chocolate do Padre bem gelado. Pastel sequinho. Caipirinha de seriguela. Arroz com passas. Banana frita. Batata doce. Chuva de verão. Massagem nos pés. Minha Brisa. O duplo do Queen em Wembley. Cheiro de benjoim e de lavanda. Peito de frango assado. Pé no mar. Pé na grama. Sorvete napolitano.
Queria me cercar de pessoas boas e aproveitar as últimas coisas.

Ou

Um era coração e o outro era força.
Os olhos que cresceram em mim sempre enxergaram o sentimento como mais elevado, mais perto do divino. Ideal.
O coração virou cinzas. A força chegou ontem a noite de 5 dias em Campos do Jordão e vai ao baile duas vezes por semana com os companheiros de teatro ou do grupo da terceira idade.
Dei asas ao coração e tive vergonha da potência. Escondi a força em algum lugar que não me lembro mais. 
Não pretendo virar cinzas nas próximas luas. A força será achada. O mundo que esteja pronto. Seu tiver vontade de chutar eu o farei com muita força.


Saturday, September 22, 2012

Sem título

Creio que pela primeira vez na vida, hoje, eu desejei viajar para a África. Entre tanta natureza disponível naquele continente, eu queria ver um bando de suricatos de pertinho.
Gosto de querer coisas pela primeira vez. Não é uma situação comum já que sou terra com ascendente terra. Apesar de não saber bem o que isso significa, parece que é um desculpa astral para dizer que sou mesmo uma pessoa de hábitos.
É um meio chato, mas costumo gostar das coisas aos poucos e somente depois de um tempo, profundamente. Profundamente.

Friday, September 14, 2012

Medo

Talvez o medo seja o grande responsável por termos chegado até aqui. Sim, se o homem não fosse um covarde nato a história da evolução poderia ter sido outra e hoje o mundo teria uma outra espécie no topo da cadeia.
O medo que dispara uma sequência de mecanismos no nosso corpo que acabam por liberar adrenalina que nos leva a fuga ou a luta.

Thursday, September 13, 2012

Tem dia

Tem dia que eu quero pensar direito. Em outros, quero pensar rápido. No fim, durante a maior parte do tempo, quero parar de pensar.
O x da questão, a raiz do problema, a causa da consequência parece ser o querer ao invés do pensar.

Friday, July 27, 2012

Lição no Mobral

Infelizmente, há no mundo uma categoria de pessoa para quem a vida pode dar um milhão de chances de aprender sem que ele consiga evoluir sequer um centímetro. É triste, é chato, mas "malice" tem limites.

Monday, July 09, 2012

Vidas por ai

Meia hora sentada numa padaria e aquele monte de vidas lá, pulsando, doidas pra serem descobertas. Todo mundo tem pelo menos uma boa história na sua vida que mereça ser contada. Mais que isso que mereça ser ouvida.
Eu adoro pegar o que os olhos veem e o que os ouvidos captam para completar com um monte de bobagens minhas que acredito serem o recheio das lacunas do mundo. Um certo orgulho me invade quando percebo que acertei, uma ligeira felicidade me anima quando percebo que errei feio e uma frustração me acompanha por alguns quarteirões quando saio das padarias da vida sem saber se fiz um bom recheio ou só uma papa grudenta e sem graça.
Eu quero ouvir todas as histórias e estórias do mundo.

Sunday, July 01, 2012

Novo

Amigo novo é bom.
Carro novo é bom.
Notebook novo é bom. 
Beijo novo é bom.
Sapato novo não é bom.
Sapato novo machuca.
Tênis novo é bom.
Tênis nunca machuca.

Sunday, June 24, 2012

Amarelar é amadurecer?

O dia em que claramente você percebe que está com muita raiva de você mesma e de mais ninguém é estranho. Dai, bem devagar, você começa a desdobrar os motivos pra tanta raiva e eles surgem com a facilidade de quem simplesmente abre os olhos para ver.
Amadurecer é isso? Ver objetivamente as merdas que a gente faz e como elas emperram nossa vida?
Cansei do apego. Eu tô errada mesmo! Admito e decido que vou me vencer.

Saturday, June 09, 2012

Vida simples

Isso não tem nada a ver com a revista mensal da Abril. Isso é este post.
Vida simples é só a aspiração do dia, da semana ou do tempo que me separa de outra aspiração. Vida simples é preto ou branco, direita ou esquerda, sim ou não. Os estatísticos diriam que vida simples é discreta.
Vida simples não é contínua e com isso os estatísticos concordariam. Vida simples não é talvez e nela não cabem tons de cinza.
Vida simples é querer comer pão francês e comê-lo, é sentir saudade de alguém, ligar e matar a saudade. Vida simples é não gostar de alguém e poder manter a distância. Vida simples é não haver constragimento com o silêncio entre duas pessoas. Vida simples é existir sem fingimento, sem cenas, sem pose.

Monday, June 04, 2012

Segunda

Achei que a tal virose que me derrubou na semana passada era epidêmica, mas pelo visto os bichinhos responsáveis por ela não foram as únicas pragas soltas no mundo para aporrinhar a vida alheia. 
O mundo segue embaralhado mesmo depois de eu começar a usar óculos.

Tuesday, April 17, 2012

Insensato querer

Hoje eu queria flores. Não os girassóis amarelos ou as gérberas alaranjadas. Queria mesmo as tulipas frescas e multi coloridas para encher uma sala inteira de vida.
Hoje eu queria o céu mais azul que já apareceu na Terra.
Hoje eu queria o perfume mais delicado que minhas narinas já provaram vindo do cangote mais promissor que meus olhos já cobiçaram.
Hoje eu queria um pão recém saído do forno, crocante e macio, pedindo pelo tempero suave do sal no azeite. E uma lasca de um bom queijo duro.
Hoje eu queria repetir a dose e sentir que eu sou capaz de explodir de plenitude, de felicidade.

Monday, April 16, 2012

Out of the office

Larguei o escritório antigo onde ficavam a minha cama, minha cachorra, meu wi-fi, minha tv, meu Itunes, meu chinelo, meu pijama e meu chuveiro, ou seja, todos os elementos e ferramentas fundamentais para se trabalhar bem.
Passei o dia com saudade. Saudade do 3G que a TIM não consegue entregar no Itaim, saudade das horas de sono que deixei escapar no fim de semana e saudade daquilo que eu nem devia mais lembrar.
Estou reclamando? De modo algum. É só saudade mesmo.

Friday, April 13, 2012

STF

Depois do STF decidir se uma mulher pode interromper a gestação de um bebê anencéfalo eu acho que eles estão prontos para votar um tema mais delicado e importante: se masturbar pensando em alguém que não autorizou seu uso de imagem é legal?



Thursday, April 12, 2012

Tomorrow has to wait

Olhei no relógio e vi o amanhã se afastando de novo.


Waldemar, a musa perfeita

Ovo ou a galinha

Uma adulta disfuncional no meio de pessoas bem resolvidas ou exatamente o oposto? Vai saber.
Ultimamente é assim, eu sinto receio de seguir minhas reações naturais e ser gratuitamente gentil com as pessoas.
Lamento profundamente, mas para prejuízo meu faltei na aula da malícia. 
Não me ofereço mais para pegar a cerveja para uma outra pessoa. Não me custava nada já que o balcão era meu destino, mas existe um código secreto nesse gesto. Também não faço mais elogios porque tem sempre uma mensagem escondida neles e não fui eu que a criei. Enfim, por receio de disparar um gatilho que não vejo, deixo de ser natural. Parece que gentileza é algum tipo de ardil da sedução e por isso vou usá-la em doses homeopáticas só com a dúzia de amigos que bem me conhecem ou quando eu realmente estiver interessada em alguém. Coisa estranha.

Tuesday, April 10, 2012

Teoria dos cones

Tenho uma teoria que envolve cones laranja e vampiros que brilham na luz.
Se ninguém mais notou eu digo: a cidade de São Paulo está sendo tomada por objetos enormes, cilíndricos, de cor laranja forte e que aparecem em grande número quando o sol se põe. Perto da meia noite a cidade costuma ser deles em pontos como avenida do Estado, radial, 23 de Maio, Rebouças e Cidade Jardim só para citar alguns lugares. 
Eu não sei o que fizeram com as conhecidas peças com listras pretas e amarelas com formato de cone (ou de temaki se você não souber como um cone realmente é). Eles sumiram quase que por um milagre e em seus lugares surgiram essas coisas novas com cor de Fanta.
Claro que alguém mais inocente pode supor se tratar de mais um golpe aos cofres públicos arquitetado por algum burocrata da Prefeitura, mas eu sei que existe um segredo sombrio (ou brilhante) por trás desses cones.