Monday, October 20, 2003

Mais um estudo com a ajuda do Pink e do Cérebro...

Genes determinam identidade sexual, diz estudo
10h25 - 20/10/2003

LOS ANGELES (Reuters) - A identidade sexual de uma pessoa é determinada pelos genes, o que descarta a teoria de que a homossexualidade ou a mudança de sexo sejam uma opç?o, afirmaram pesquisadores norte-americanos na segunda-feira.

``Nossas descobertas podem ajudar a responder uma pergunta importante: por que nos sentimos homem ou mulher?'', afirmou Eric Vilain, da Universidade da California em Los Angeles. ``A identidade sexual esta baseada na biologia das pessoas, antes do nascimento, e é resultado de uma variaçao em nosso genoma individual.''

A equipe dele identificou 54 genes de um rato que podem explicar por que o cérebro de um macho e o de uma fêmea funcionam de forma diferente.

Desde os anos 1970, os cientistas acreditam que o estrogeno e a testosterona eram os totais responsaveis por organizar sexualmente o cérebro. Experiências recentes, porém, indicam que os hormônios nao conseguem explicar tudo sobre as diferenças sexuais entre os cérebros dos homens e das mulheres.

Publicado na ediçao mais recente da revista Molecular Brain Research, a pesquisa também pode oferecer aos médicos uma ferramenta a mais para avaliar bebês com genitalias indefinidas.

Casos de ma-formaçao da genitalia acontecem em 1 por cento dos nascimentos, ou cerca de 3 milhoes de casos.

Usando dois métodos de testes genéticos, os pesquisadores compararam a produçao dos genes em cérebros de ratos machos e fêmeas ainda na fase embrionaria, ou seja, muito antes de os animais terem desenvolvido orgaos sexuais.

Descobriu-se que 54 genes funcionavam de forma diferente entre os sexos, e isso antes da influência dos hormônios.

No comments: