Sunday, November 27, 2011

Restless
E a bolacha recheada de limão.


Acabei de voltar do cinema onde assisti Inquietos do original Restless.
Pra muita gente o filme deve ser sobre a morte, para outros deve ser sobre amor, mas para mim ele fala daquilo que se passa dentro da cabeça das pessoas que vivem no limite ou que passam um pouco dele.
O jovem casal protagonista é composto por Enoch e Annabel. Ele expressa sua tristeza num comportamento quase esquizofrênico, frequentando funerais de desconhecidos, depositando sua amizade num fantasma japonês e guardando um oceano de raiva dentro de sí. Ela expressa sua emoção pela morte iminente num comportamento surreal que consegue conversar com as alucinações de Enoch. Eles se encontram na loucura escapista. E se aceitam. E se completam.
Tudo isso me fez lembrar de bolacha recheada sabor limão. Acho que elas não existem mais, mas eu bem sei que já existiram. Esse tipo de biscoito é uma das quatro coisas que me lembro a respeito de uma instituição psiquiátrica de Santos: gritos numa recepção toda de vidro, muitas plantas, pingue-pongue, um homem com feições muito tristes balançando as pernas e bolachas recheadas com sabor de limão.



No comments: