Tuesday, April 01, 2003

Alguém aí pretende assistir Solaris? Se pretende, não leia o que eu vou escrever agora porque tem relação com a estória. Eu achei o filme cansativo, entediante e decepcionante mesmo. E olha que eu não entendo nada de filmes e sempre fico satisfeita quando o que assisto cumpre o papel de me entreter por duas horas. Apesar disso, ao voltar para casa hoje a noite, acabei pensando sobre ele. Na verdade acabei pensando sobre sonhos, expectativas, realidades e acabei indo parar no filme. A estória do filme gira em torno de um psiquiatra viúvo de uma mulher suicida. Depois de anos, ele ainda convive diariamente com a presença/ausência dela. Ele é chamado como a última salvação de uma tripulação descontrolada, residente em uma estação espacial que estuda um novo planeta chamado Solaris. A loucura deles rola porque Solaris tem "poderes" e advinha os medos e desejos da tripulação, materializando-os em pessoas conhecidas. Alguns se matam e outros simplesmente não querem voltar para a Terra, porque a realidade oferecida por Solaris é muito boa. O médico recebe sua mulher de volta e mesmo sabendo que não é ela, não consegue se separar e desiste de voltar a Terra, optando por sua realidade paralela. Foi nisso que pensei. Quem é mais feliz? Aquele que para de brigar com a realidade de todos e aceita a sua fantasia, mesmo sendo chamado de louco ou aquele que tenta ser lúcido, mesmo perdendo a chance de ser feliz em sua fantasia? Acho que meus anões voltaram...

No comments: